quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Educar o educador

Só podemos ensinar até onde conseguimos aprender. E se temos tantas dificuldades em ensinar, entre outras coisas, é porque aprendemos pouco até agora. Se admitíssemos nossa ignorância quase total sobre tudo - tanto docentes como alunos - estaríamos mais abertos para o novo, para aprender. Mas ao pensar que sabemos muito, limitamos nosso foco, repetimos fórmulas, avançamos devagar.
Sabemos muito, mas não sabemos o principal. Temos conhecimentos pontuais, mas nos falta o referencial maior, o que dá sentido ao nosso viver. Por que e para que aprendemos? Quando só temos objetivos utilitaristas - como conseguir um diploma, um emprego, ganhar dinheiro - isso concentra nossos esforços, mas estreita nosso raio de visão, de percepção.
Temos visões parciais, que se constroem com dificuldade e estão inseridas numa dinâmica informativa volátil. Se aceitamos isso profundamente e com confiança, poderemos começar a procurar com menos ansiedade, a intercambiar nossas pequenas descobertas, a estarmos mais atentos a tudo, a não acreditar em verdades dogmáticas, simplistas. Perceberemos que a realidade é muito mais complexa do que as explicações científicas e que, ao mesmo tempo, iremos apoiando-nos na ciência para avançar a partir dela sem cair em explicações sem consistência.
Ensinar não é só falar, mas comunicar-se com credibilidade. É falar de algo que conhecemos intelectual e vivencialmente e que, pela interação autêntica, contribua para que os outros e nós mesmos avancemos no grau de compreensão do que existe.
Ensinaremos melhor se mantivermos uma atitude inquieta, humilde e confiante com a vida, com os outros e conosco, tentando sempre aprender, comunicar e praticar o que percebemos até onde nos for possível em cada momento. Isso nos dará muita credibilidade, uma das condições fundamentais para que o ensino aconteça. Se inspirarmos credibilidade, poderemos ensinar de forma mais fácil e abrangente. A credibilidade depende de continuar mantendo a atitude honesta e autêntica de investigação e de comunicação, algo não muito fácil numa sociedade ansiosa por novidades e onde há formas de comunicação dominadas pelo marketing, mais do que pela autenticidade.
Só pessoas livres - ou em processo de libertação - podem educar para a liberdade, podem educar livremente. Só pessoas livres merecem o diploma de educadoras. Necessitamos de muitas pessoas livres na educação que modifiquem as estruturas arcaicas, autoritárias do ensino. Só pessoas autônomas, livres podem transformar a sociedade.
José Manuel Moran

6 comentários:

  1. Oi gente, estou tentando montar o meu blog, ele ainda está em fase de criação.
    Bjus

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  2. olá cristina!
    As vezes somos humano demais pra comprender certas coisas, ou seja não olhamos o nosso proximo como criaturas de Deus, é por que nos fechamos em nosso mundinho e não nos importamos com o outro e por isso que as vezes nos perdemos em nossas atitudes egocentricas, sem perceber que o outro é gente como a gente.Portanto temos que ter muito cuidado como conduzimos as nossas ações para não atropelar ninguem em nossa caminhada.

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  3. Olá Cristina! Muito interessante este texto nos faz refletir sobre nossa maneira de ensinar...

    Que belo blog! Parabéns

    Abraços, Vaildes

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  4. Olá Cristina adorei seu blog, e a escolha dos textos sem comentários.
    Parabéns...

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  5. Olá Cristina,
    Lembrei de um provérbio que diz: "Só podemos dar aquilo de que estamos cheios... o que sentimos", ou seja, se tenho amor posso dar, se tenho paz idem... De acordo com Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas.
    Ficou muito legal a ideia de colocar a música.
    Abrs
    Hila

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  6. oi querida! parabéns pelo belo trabalho. só não esqueça de colocar a fonte, combinado? beijocas orgulhosas

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